
O povoado de Buena Vista no país boliviano, na fronteira com o Brasil, divisa de Costa Marques, abriram novamente seus comércios, depois vários meses fechado após entrar em quarentena por causa do covid 19. Mas meses antes, ainda em 2019, um incêndio destruiu completamente o complexo comercial daquela pequena vila, deixando famílias totalmente desamparadas.
No dia 24 de junho de 2019, um fogo começou no início da noite e se alastrou até as casas e comércios de palafitas, foram destruídas muitas lojas de variadas mercadorias, deixando muitos comerciantes só com a roupa que estavam vestidas, perdendo completamente tudo que possuíam.
Felizmente não ouve vítimas graves, apenas queimaduras leves, na hora do incêndio muitas pessoas já estavam em suas residencias, e muitas delas moram no lado brasileiro.
Logo após a tragédia, começaram as solidariedades por arte dos brasileiros com doação de alimentos, roupas, remédios, e um grande movimento nas redes sociais através de grupos de whatsapp, chegando ajuda da população de Costa Marques e outras localidades brasileiras. Além de mutirão organizado por várias denominações religiosas para arrecadar doações para aquele povo.
O comerciante Santiago Ulo, disse a reportagem que pode ver o quanto o povo brasileiro é solidário. “não sabíamos o que fazer, era só pedir misericórdia para Deus, e Ele mandou logo socorro do outro lado para nos socorrer, foram muitas as pessoas que nos ajudaram. Quero agradecer o prefeito Mirandão e todos seus funcionários, incluindo todas as secretarias, que correram muito para nos ajudar, as equipes da Polícia Militar, Exército, Bombeiros e ambulâncias que logo ao verem a grande destruição, vieram nos socorrer”, disse.
Veja vídeo
Santiago avisa que as portas de Buena Vista, estão abertas para os brasileiros que queiram fazer suas compras de importados. O comércio já está funcionando desde começo do mês de novembro para compras.
Use máscara ao visitar Buena Vista, obedecendo as orientações da OMS – Organizações mundial de Saúde.
Veja como está hoje Buena Vista/Bolívia
Depois de um ano e dois meses da tragédia, restam as marcas da destruição, comerciantes tentam nas poucas forças restabelecer comércios e Buena Vista. Foto: Donizete/Jornal Correio do vale
Por: Jornal Correio do Vale
Discussion about this post