Seu navegador não tem suporte a JavaScript.

Notícia

Notícial Geral

12/07/2017 15:19 h

Rondônia tem 40 mil jovens e adultos atendidos pela EJA

 Rondônia tem 40 mil jovens e adultos atendidos pela EJA

Rondônia tem atualmente 40 mil jovens e adultos atendidos pelo Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com aulas e provas dos ensinos fundamental e médio. São oito unidades socioeducativas, quatro delas em Porto Velho, e 27 unidades prisionais, das quais oito na capital, que também se beneficiam desse programa. Uma escola exclusiva denominada Madeira-Mamoré atende às unidades prisionais.

Segundo a responsável pelo Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, Ângela Aguiar, a cada seis meses o aluno conclui uma série, predominantemente no período noturno. “No exame de conclusão, ele elimina componentes ou etapas, fechando os períodos dos ensinos fundamental e médio”, explicou.

Funcionam no estado 30 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceejas), incluindo o mais antigo deles, Ceeja Padre Moretti, na capital.

A EJA está presente em 52 municípios. Segundo Ângela Aguiar, no município de Porto Velho o programa funciona em 36 escolas.

Ao mesmo tempo, o programa oferece o curso modular presencial, organizado com flexibilidade regular, de tempo e de espaço, composto pelas quatro etapas: alfabetização, básica, complementar e final. Elas subdividem-se em quatro áreas de conhecimento cada: linguagens (língua portuguesa, inglês, artes e educação física), matemática, ciências da natureza e ciências humanas (história e geografia).

Portaria 1.692/2017 da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) credencia os Ceejas para a oferta de exames de conclusão de etapas até setembro deste ano.

►Exame de conclusão para fins de término do Ensino Fundamental e Médio

► Exames de circulação de estudos para estudantes retidos em etapa de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio

ONDE SÃO FEITOS OS EXAMES

Os Centros de Educação de Jovens e Adultos autorizados para exames de conclusão de etapas na modalidade funcionam nos seguintes municípios:

Alvorada do Oeste

Ariquemes

Cabixi

Cacoal

Cerejeiras

Colorado do Oeste

Costa Marques

Espigão do Oeste

Jaru

Machadinho d’Oeste

Mirante da Serra

Nova Brasilândia

Ouro Preto do Oeste

Pimenta Bueno

Porto Velho

Rolim de Moura

Santa Luzia do Oeste

São Francisco do Guaporé

Seringueiras

Urupá

Vilhena


Fonte: Secom - Governo de Rondônia

  •  Rondônia tem 40 mil jovens e adultos atendidos pela EJA






www.jornalcorreiodovale.com.br