Seu navegador não tem suporte a JavaScript.

Notícia

Policial

12/03/2018 09:39 h

Quase 170 quilos de pescado ilegal são apreendidos pela PM após denúncia, em RO

uase 170 quilos de pescado ilegal são apreendidos pela PM após denúncia, em RO

A Polícia Militar (PM) apreendeu no último sábado (10) quase 170 quilos de pescado ilegal em um acampamento localizado na Linha C-25, no km 46, da BR-421, Zona Rural de Monte Negro (RO), no Vale do Jamari.

De acordo com a PM, os peixes das espécies cará, curimba, piranha, tambaqui, traíra, tucunaré e urumará foram descobertos no local após uma denúncia anônima estava acontecendo na região. Vários materiais de pesca também foram encontrados no acampamento, mas ninguém foi encontrado no local.

Conforme o boletim de ocorrência, o quartel do 7º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Ariquemes (RO) recebeu uma denúncia anônima sobre crime ambiental na área rural de Monte Negro e uma guarnição se deslocou até o município para verificar a informação. No município, a PM entrou em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) para auxiliar na investigação, mas o responsável disse que não possuía agentes de fiscalização.

Ao entrar em contato com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) de Ariquemes, os militares foram informados que se ocorresse alguma prisão em flagrante, a equipe acompanharia o registro da ocorrência para autuar os infratores.

Os policiais se deslocaram até a região citada e ao conversar com um morador próximo ao Rio Jamari, ele relatou que diariamente é possível observar a movimentação de diversas pessoas nas margens do rio com os equipamentos de pesca.

Ao realizar as buscas, a PM encontrou o determinado acampamento que possuía lona plástica, botija de gás, utensílios de cozinha, caixas térmicas, bacias, baldes, garrafas térmicas, uma bolsa com peças de roupas, um fogareiro, uma rede de pesca e quatro munições de espingarda calibre 32.

Após verificar as caixas térmicas, os militares encontraram 166,81 quilos de pescado das espécies cará, curimba, piranha, tambaqui, traíra, tucunaré e urumará. A PM ainda encontrou dois peixes da espécie tracajá que estavam vivos e foram soltos no rio. Nenhuma pessoa responsável pela pesca foi encontrada no local. Os peixes e os itens apreendidos foram encaminhados até a Unidade Integrada de Segurança Pública de Ariquemes.

Pesca Ilegal

De 15 de novembro de 2017 até 15 de março deste ano, a pesca profissional ou amadora de qualquer espécie de peixe não deve ser praticada em rios e afluentes em Rondônia. Segundo a Sedam, apenas pessoas que moram em comunidades ribeirinhas podem realizar a pesca, mas a cota é de apenas cinco quilos por dia para cada família. Conforme a secretaria, a atividade deve ser realizada com o equipamento permitido pela legislação.


Fonte: G1 - RO


  • uase 170 quilos de pescado ilegal são apreendidos pela PM após denúncia, em RO






www.jornalcorreiodovale.com.br