Seu navegador não tem suporte a JavaScript.

Notícia

Geral

12/07/2018 08:10 h

Alvorada do Oeste : Saúde impossibilitada de por UBS em funcionamento

Alvorada do Oeste : Saúde impossibilitada de por UBS em funcionamento

Da redação

Já houve um entendimento com o Ministério Publico no sentido de dar legalidade á uma possível contratação emergencial

Enquanto a maioria dos municípios rondonienses não dispõe de estrutura de saúde para suprir suas demandas e necessidades, Alvorada do Oeste, município que é o portal do Vale do Guaporé, posicionado no inicio da Br 429, dispõe de uma moderna construção que custou aos cofres públicos quase meio milhão de reais, não dispõe de meios para ocupa-lo e disponibilizá-lo á comunidade, mais especificamente á comunidade Nova Esperança, na linha 17.

Segundo informações colhidas junto ao secretário municipal de saúde, José João Domiciano, o problema se resume em falta de pessoal. A unidade que embora tenha sido licitada na gestão passada, foi concluída na atual gestão, mas, necessita de uma equipe de profissionais composta por dois médicos, clínico geral, dois enfermeiros e outros profissionais de apoio. Mas por mais que o prefeito Valter se esforce na busca de solucionar o problema, a solução está longe de se concretizar. Pois além dos impedimentos legais para a contratação, como a exigência de processo seletivo simplificado ou concurso publico. Ainda o município têm perdido profissionais para os programas federais como o Mais Médicos que remuneram melhor  e oferece vagas em centros maiores, onde dispõe de maiores recursos e oportunidades, a exemplo dos dois últimos contratados através de concurso publico que se demitiram para irem para o Mais Medico do governo federal.

Ainda informa o secretário que o município dispõe dos recursos necessários para o aparelhamento da unidade e a compra dos moveis necessários para a inauguração. Inclusive já houve um entendimento com o Ministério Publico no sentido de dar legalidade á uma possível contratação emergencial.

João José destaca que não está sendo medidos esforços para dotar a UBS Nova Esperança do pessoal necessário para o funcionamento da unidade, até porque a comunidade é composta por varias famílias e é grande a demanda por atendimento de saúde, não descarta até um expediente a ser enviada ao Ministério da Saúde, que foi quem através de convenio disponibilizou o recurso para a obra, informando a situação e pedindo ajuda para solucionar o problema.



Fonte: Jornal Correio do Vale


  • Alvorada do Oeste : Saúde impossibilitada de por UBS em funcionamento






www.jornalcorreiodovale.com.br