Seu navegador não tem suporte a JavaScript.

Notícia

Município

08/06/2017 17:03 h

Alvorada do Oeste realiza Primeira Conferência Municipal da Saúde da Mulher

Alvorada do Oeste realiza Primeira Conferência Municipal da Saúde da Mulherc

A prefeitura de Alvorada do Oeste através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), e o Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizaram nos dias 01 e 02 de junho, no auditório da Câmara de Vereadores, a 1ª Conferência Municipal Saúde da Mulher. O objetivo do encontro foi discutir os principais eixos sobre a saúde da mulher como, o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde da mulher; vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres; e, políticas públicas para as mulheres e a participação social. Os eixos discutidos foram deliberados pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, para se pensar os desafios atuais da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.

O secretário de saúde, José João Domiciano disse que o evento foi um marco histórico para o município de Alvorada do Oeste, pela primeira vez realizamos esta conferência. Lamento a ausência da população, esperávamos maior participação da sociedade, principalmente das mulheres, pois o tema era 1ª Conferência Municipal Saúde da Mulher, mesmo assim ocorreu tudo bem. Foi importante e podemos encaminhar propostas para a Conferência Estadual. Escolhemos delegados que irão representar os seguimentos da sociedade", complementou o secretário.

A primeira dama e secretária municipal de Assistência Social, Marcia Silva, e a vice-prefeita, Karla Marcelly (PSB), agradeceram a presença dos participantes. “A conferência foi proveitosa para que consigamos nos unir a fim de garantir e ampliar os direitos de acesso das mulheres a saúde e a uma vida digna e igualitária”.

O evento também contou com a presença do presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES-RO), Raimundo Nonato Soares e da coordenadora nacional de plenária e conselheira estadual/municipal, enfermeira Edna Maria dos Anjos Mota, palestrante de dois eixos da conferência. “Esta conferência tem a função de maximizar a mobilização e o engajamento das mulheres e dos movimentos sociais contra qualquer retrocesso, na cultura e na política, pela igualdade de gênero”, explicou Raimundo Nonato e Edna Mota, destacando que serão eleitos delegados para a Conferência Estadual, para depois serem selecionados os representantes regionais para a Conferência Nacional, dando participação efetiva, indicando as prioridades de cada região.

Também participaram da conferência  a educadora e secretária municipal de Educação, Luciana da Silva, presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Aldo Ortolane, advogada palestrante de eixo, Simone Guedes Ulkowski, enfermeiras palestrantes de eixo, Maria Aparecida Ortolane, Cristiane Carvalho, coordenadora da Atenção Básica, Janeth de Oliveira Andrade, vereadores, Nelci Verdan (PTB), Max Altamirando (PT), Mailson de Oliveira (PMDB), demais autoridades, servidoras públicas municipais/estaduais e população.



Fonte: Assessoria

  • Alvorada do Oeste realiza Primeira Conferência Municipal da Saúde da Mulherc






www.jornalcorreiodovale.com.br